Jornada de consumo

A nova era do e-commerce, impulsionada especialmente pela aceleração da transformação digital, está mudando o comportamento do consumidor.

No ano de 2022, projeta-se que 1 em cada 5 vendas total do varejo seja on-line, e até 2025 esse número representa 25% do número total de vendas do setor. Por trás disso, está um volume crescente de investimento publicitário destinado a retail media, um conceito que abrange anúncios posicionados em sites de e-commerce e marketplace para influenciar o cliente no ambiente de compra.

Este movimento influencia diretamente todos os players que atuam com publicidade, principalmente as agências de publicidade, que ganham maior sortimento de formatos e novas possibilidades de impactar os consumidores de seus clientes dentro do próprio espaço de compra.

Tal estratégia permite que as empresas gerem conexão em toda a jornada e façam o mapeamento das ações dos consumidores de forma a melhorar a experiência de consumo.

 

o que é retail media?

O retail media é o posicionamento estratégico de anúncios patrocinados por marcas e empresas em sites e aplicativos de varejistas.

São anúncios que as marcas colocam nos portais de venda online dos varejistas com o intuito de aumentar a visibilidade de seus produtos ou serviços e, consequentemente, influenciar o consumidor final a realizar a compra.

Embora a retail media já exista há algum tempo, os anunciantes agora estão apostando no setor para acompanhar o crescimento do comércio eletrônico – e os varejistas estão procurando acompanhar as demandas das marcas.

Com essa estratégia, as marcas aumentam sua visibilidade nas prateleiras digitais por meio de anúncios nativos e gráficos, semelhante a um recurso especial de corredor em uma loja física. E podem ir além disso quando falamos em uma estrutura de publicidade O2O.

Os anúncios podem ser exibidos na home page, na página da categoria, na página de pesquisa ou na página de detalhes do produto para alcançar os consumidores em vários estágios de sua jornada. Quando se pensa no universo americanas, os anunciantes ainda têm a possibilidade de expor a marca e produtos nos ambientes físicos de mais de 1800 lojas, além de projetos inovadores, como metaverso, por exemplo.

Assim como qualquer outro, o ecossistema desse processo precisa estar equilibrado pra funcionar perfeitamente. Afinal, para que a estratégia tenha sucesso, é preciso da colaboração dos envolvidos.

Você pode entender este ecossistema como:

– Marcas: representam a demanda do ecossistema;
– Varejistas: representam a oferta do ecossistema;
– Agências: são os representantes dos clientes das marcas;
– Consumidores: são o “destino final”, ou seja, a razão de todas as estratégias desenvolvidas pelas marcas, varejistas e agências.

 

um espaço de oportunidade nos marketplaces

Este é um movimento “ganha-ganha”. Nesse cenário, os grandes sites varejistas ganham escala, variedade e granularidade nas suas ofertas, enquanto os anunciantes ganham o alto volume de tráfego, uma valiosa segmentação baseada em dados de comportamento no próprio marketplace e o suporte de qualidade.

A retail media é um marco importante pro mercado, pois gera maior proximidade com as marcas e agências, vendedores e consumidores e vai muito além de branding e performance, mas envolve dinâmica nos negócios e gera conexão.

As marcas encontram nas lojas online um espaço no qual podem vender seus produtos, mas também divulgar suas marcas. Isso permite impactar o consumidor que está navegando e buscando, com a intenção de adquirir um produto ou serviço.

Retail media é considerada a terceira onda da publicidade digital, e o desafio é como marcas e vendedores capitalizam essa oportunidade para acelerar negócios.

 

por que investir em retail media?

Um aspecto importante da retail media pros negócios é a força e a demanda pelo first-party data.

Esse tipo dado da jornada expressa todo um ciclo de consumo e é um diferencial importante e algo cada vez mais demandado pelas empresas, sobretudo em um contexto em que vivemos onde existe uma conscientização e atenção cada vez maior para a aplicação de dados.

Considerando ainda que 70% das buscas por produtos são feitas diretamente no e-commerce, torna-se vantajoso investir em publicidade no próprio ambiente de compra pra capturar a atenção do consumidor desde o momento da descoberta e trazer mais destaque para a marca frente à concorrência.

Além dos dados primários, ter a audiência presente em um contexto de compra, soluções ao longo da jornada e dados, são algumas das principais vantagens do investimento em publicidade nos marketplaces, trazendo mais precisão na estratégia de marca, alcançando seu público em cada etapa da jornada de compra.

Pra desenvolver anúncios em retail media, não trate seu projeto de forma aventureira. Aqui no americanas advertising, nossos especialistas simplificam o processo de compra de mídia e reúnem em um só lugar ações de compra de anúncios e gerenciamento de campanhas com soluções inovadoras.

Mas lembre-se, o primeiro passo para executar uma campanha de retail media de sucesso é conhecer o seu público e o comportamento do seu consumidor.

Gostou deste artigo? Comece agora a se comunicar com o consumidor através de soluções de retail media de forma inovadora e saia do básico.

 

gostou do conteúdo?

Agora que você já conhece todas as vantagens de anunciar com o americanas advertising, é só preencher o formulário e aguardar o contato de um de nossos especialistas.

materiais gratuitos

Tags

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo