Notícias

O O2O é um conceito de venda chinês que, em português, significa “do online para o offline”, e nada mais é do que uma forma de fazer a integração entre os negócios de uma loja física com a estratégia de vendas do digital. Essa técnica proporciona uma melhor experiência de compra para o cliente.

Os holofotes nunca estiveram mais virados para o e-commerce, isso é um fato. Mas com o passar do tempo, as coisas estão normalizando e os consumidores aos poucos estão voltando para as lojas físicas e, como um hub de publicidade antenado, estamos ligados nisso.

Portanto este é um excelente momento para se pensar em trabalhar estratégias omnichannel e, por que não, o O2O. E para você não se confundir, omnichannel e O2O são estratégias complementares. Veja abaixo a diferença entre elas:

 

o que é omnichannel?


A palavra “Omni”, do latim, significa “tudo, inteiro, universal”, já a palavra “channel” vem do inglês e pode ser traduzida como “canal”. A junção de ambas as palavras resulta, portanto, no termo “todos os canais”.

A estratégia Omnichannel consiste em utilizar simultaneamente mais de um canal para atingir seus objetivos de marketing e vendas, podendo ser mais de um canal online ou offline e, até mesmo, a utilização de ambos na mesma ação.

 

o que é O2O?


A ideia do O2O, como mostramos acima, origina-se do “online to offline”. Mas engana-se quem pensa que é meramente de um para o outro.

Esta estratégia faz a integração dos canais e torna a transição mais fluida entre os pontos de contato e traz vantagens como maior engajamento e retenção dos clientes com as marcas.

Com isso, as empresas que utilizam esta estratégia potencializam o alcance e melhoram a experiência dos consumidores.

 

como incluir o marketplace no plano de mídia?

O e-commerce, através dos marketplaces, já se constitui como uma importante ferramenta de busca para aqueles que desejam comprar produtos, seja para procurar informações como avaliações de clientes ou até para pesquisa de preço.

E é aí que se encontra a oportunidade de inclusão do investimento em anúncios no marketplace e publicidade O2O.

Para deixar seu planejamento de mídia ainda mais rico e assertivo, utilize soluções que atendam à jornada do consumidor em todas as suas etapas, desde o descobrimento e consideração até a conversão.

 

brandformance: é preciso equilíbrio

Como as estratégias de branding e performance estão totalmente interligadas em um planejamento de mídia, surgiu o termo brandformance para representar o equilíbrio entre as ações.

Ao aplicar este conceito a estratégia, percebe-se que um trabalho de branding bem feito atrai uma audiência qualificada e nutre sua relação com a marca e seus produtos, potencializando assim as ações de performance e melhorando as taxas de conversão ao longo da jornada. 

Através da publicidade O2O, as marcas estão cada vez mais atingindo estes objetivos. E a virada de chave é justamente quando existe uma percepção da motivação de compra dos consumidores. E para isso acontecer, o ideal é que tenha como trunfo ferramentas que trabalham com inteligência de mercado para a extração de insights comportamentais.

 

gere conexão entre o online e o offline


Os hábitos e preferências do consumidor estão em constante mudança, e atualmente muitas pessoas preferem usufruir dos bens adquiridos em casa. No caso do O2O, você pode mensurar a conexão quando a conversão é decorrente de um anúncio pelo qual o cliente foi impactado no digital. O importante é que a estratégia garanta uma experiência única independente do canal.

Mas tenha como premissa  que a conexão deve ser feita não somente entre os canais trabalhados, mas também entre a sua marca com os seus consumidores nos lugares certos e na hora certa. A experiência do consumidor deve ser sempre o pilar das suas ações para que você tenha cada vez mais engajamento e recorrência.

Estratégias omnichannel e soluções O2O já são uma realidade no mercado de publicidade e anúncio no marketplace e você já deve ter percebido isso no seu cotidiano ao pedir um transporte em aplicativos, por exemplo. Excelente solução não é mesmo?

E você pode ter soluções similares e personalizáveis para as ações de marketing e venda do seu negócio, seja ele de qual tamanho for. Entre em contato com algum de nossos especialistas e saiba como as soluções O2O podem ajudar o seu negócio a atingir os objetivos de branding e performance.

 

gostou do conteúdo?

materiais gratuitos

Tags

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo