Datas comerciais

Milhares de consumidores ativos, muitas promoções e condições especiais. Esses são os temperos de uma receita de sucesso pra quem vende produtos no marketplace e se planeja bem para o período mais esperado do ano no varejo: a Black Friday.

A receita não tem erro, mas pra surpreender os consumidores e aumentar exponencialmente a performance durante essa sazonalidade, os vendedores do marketplace, indústrias e agências de publicidade estão apostando cada vez mais no retail media, fazendo anúncios em múltiplos canais no marketplace, seja online ou offline. Isso é possível graças ao nosso hub de publicidade omnichannel, que funciona como o ingrediente secreto – nem tão secreto assim – pra fazer com a sua receita vire um prato de um chef, no caso um especialista em estratégias de mídia no varejo.

O americanas advertising tem sido eficiente não apenas em sazonalidades, como a Black Friday, mas também em todos os momentos do ano, muito em função das mudanças que acontecem no comportamento dos consumidores, principalmente.

E independente do tamanho do seu negócio, é preciso ter uma estratégia clara de comunicação e publicidade. Tanto em mídia digital quanto nos meios convencionais e até mesmo usando as lojas físicas como espaço publicitário, os varejistas que obtêm mais sucesso na Black Friday são os que conseguem alcançar o cliente certo, com a campanha adequada, no momento exato.

 

como somar com o americanas advertising pensando nos objetivos de black friday?

A palavra de ordem é planejamento. Na Black Friday, o volume de vendas tende a crescer naturalmente, mas assim como as suas vendas podem crescer, seus concorrentes também estão pensando e executando ações pra aumentarem as vendas e o seu diferencial pode ser justamente a estratégia de anúncios.

Pra aproveitar da melhor maneira possível, é necessário que você tenha estratégias de vendas muito bem elaboradas. 

O uso de soluções de ads, como os formatos omnichannel do americanas advertising, pode gerar benefícios pro parceiro acelerar vendas de um determinado produto, pra ganhar relevância nas buscas dentro do marketplace, aumentar a exposição da marca, sem ser necessariamente uma oferta final de Black Friday pra determinado produto. Tudo de forma segmentada pro público certo.

São muitas possibilidades de ativação de campanhas, temos um leque com mais de 20 soluções em diferentes canais, nos sites dos marketplaces, apps, lojas físicas, mídia out of home, o melhor pra você encaixar na sua estratégia e somar.

Com o nosso hub de publicidade omnichannel você poderá:

 

diversificar seus posicionamentos

Dependendo do objetivo escolhido ao criar uma campanha, nossos especialistas irão te orientar pra criar anúncios em diversos posicionamentos online e offline.

Na Black Friday a competição é bem alta, por isso, a melhor forma de garantir mais resultados é diversificando seus posicionamentos.

O importante é monitorar estes resultados para entender se os investimentos estão sendo feitos de forma correta, ou se precisa ajustar o valor pra cada anúncio.

 

capriche no criativo

Se você não tiver muitos dados para trabalhar nos seus produtos, os criativos precisam de uma atenção redobrada para conseguir chamar atenção em meio a tantas ofertas.

Durante este período, você estará competindo com outras marcas e precisará se destacar como a melhor solução que as pessoas procuram. Por isso, seja claro, vá direto ao ponto e ofereça as ofertas da Black Friday de uma maneira bem criativa e diferente do que a audiência costuma ver no dia a dia da sua marca, sem sair do seu guideline.

Além de oferecer a solução para os “problemas” do público, incluir frete grátis, descontos e brindes também é um excelente atrativo. E tenha certeza de que a promoção anunciada realmente vale a pena, de fato.

 

como se planejar pra black friday

Como dito anteriormente, o planejamento é fundamental pra toda e qualquer ação de marketing e vendas no ano. Por entender essa importância, listamos aqui alguns pontos pra você fazer um checklist na sua preparação:

 

construa seu tráfego antes da black friday

A ideia aqui é antecipar ações de publicidade no marketplace e construir seu público com antecedência e usá-los para gerar tráfego qualificado durante as grandes campanhas, assim a probabilidade de conversão será muito maior.

Dessa forma, você otimiza o orçamento investindo em um público aquecido e evita a competição extremamente forte por públicos de aquisição.

 

escolha bem seu público-alvo

Falamos sobre os públicos que você aqueceu e gerou tráfego logo aqui acima. É para essa audiência que você deve mostrar as melhores promoções.

Aqui estão alguns exemplos de públicos que você pode atingir:

– Lista de e-mail;
– Perfil (faixas de idade, gênero);
– Navegação (usabilidade do site. Ex.: Cliente que compraram notebook nos últimos 30 dias);
– Geográfica (de continente até município);
– Compradores da Black Friday anterior;
– Compradores dos últimos 30, 60, 90 ou 180 dias.

 

revise os formatos dos seus criativo

Se você sempre optou por anúncios de imagem única, pare e reflita agora sobre isso!

Um dos principais atributos dos anúncios em marketplace são os textos e as imagens! Portanto você precisa dar muita atenção a esses detalhes na hora de impulsionar a exposição dos seus itens.

Se existe um bom momento para sair da rotina, é na Black Friday. Qualquer pessoa que vir seus anúncios com um bom descritivo e boas imagens ficará curiosa e poderá clicar nele.

 

programe suas campanhas com antecedência

Brasileiros e sua mania de deixar tudo pra última hora. Muitos anunciantes seguem essa filosofia e deixam pra soltar as campanhas em cima da hora, já que a aprovação do anúncio pode levar pouco tempo.

Porém, isso pode ser bem arriscado já que o seu concorrente pode ter dado a largada antes e as suas campanhas já poderão estar bem tracionadas mais perto da data, então tente trabalhar com uns dois dias de vantagem, ok?

 

qual o seu objetivo pra black friday?

Pra muitas pessoas essa pergunta parece óbvia e muitos respondem de bate e pronto com:

– zerar estoque
– vender mais

Não caia nessa! A sua meta deve ir além de um faturamento superior a outros meses durante este período de Novembro, mas não só isso. É possível utilizar as campanhas de black friday pra objetivos a médio prazo. Fique por dentro de algumas formas de tirar aproveitar essa data:

 

queima de estoque

Nem todos os itens no estoque performam e se transformam em itens campeões de venda, alguns vendedores fazem a escolha errada e acabam com várias unidades de um produto com pouca procura.

Utilize a Black Friday para liberar espaço no seu estoque, fazer um fluxo de caixa e eliminar os seus produtos que não tenham tanto apelo.

 

visibilidade da marca

Sua marca é nova ou você está precisando de um gás de novos clientes para o seu negócio?

Durante a Black Friday o preço chama mais atenção do que o histórico da marca, e esse é um momento propício para você conseguir suas primeiras vendas, novas avaliações sobre o negócio e dar mais visibilidade ao seu produto e a sua marca no marketplace.

 

fluxo pra produtos parados

Os produtos com um ticket médio mais baixo costumam levar um tempo maior para realizar uma conversão, utilize a Black Friday para oferecer uma proposta única de compra que vai fazer o seu cliente tomar uma decisão mais rápida e fazer toda a diferença no seu fluxo de caixa e faturamento. 

Antes de colocar o menor preço em um anúncio, e falar sobre condições arrasadoras, o empreendedor deve checar todas as etapas que antecedem a divulgação do seu produto nos marketplaces.

Isso porque além das ofertas tentadoras, as plataformas estão cada vez mais exigentes quanto ao atendimento ao consumidor, por isso o planejamento pode ser o seu melhor aliado quando o assunto é black friday em marketplaces.

 

potencialize sua estratégia de publicidade na black friday

O investimento em publicidade digital é fundamental para obter resultados nas ações de Black Friday. Somando com especialistas em retail media você desenvolve e controla uma gama de anúncios que aumentam o alcance e a eficiência de suas ações de publicidade.

Dessa forma, você ganha mais visibilidade para seu negócio, mais destaque nos principais e-commerces e marketplaces do país, qualifica o tráfego do seu da sua marca, melhora a comunicação com o cliente, otimiza os investimentos em publicidade e permite controlar e alterar as campanhas em tempo real.

Gostou deste artigo? Não importa qual seja seu tamanho, você precisa ter uma estratégia clara de comunicação e publicidade digital para a Black Friday e estar pronto para vender mais.

O americanas advertising cria planos estratégicos nos ambientes online e offline para todos os tipos de negócio. Fale com um de nossos consultores e conheça os formatos que mais se encaixam na sua realidade, saia do básico pra Black Friday.

 

gostou do conteúdo?

Agora que você já conhece todas as vantagens de anunciar com o americanas advertising, é só preencher o formulário e aguardar o contato de um de nossos especialistas.

materiais gratuitos

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo