Jornada de consumo

Pra anunciar online ou offline, o público alvo é a primeira estratégia que precisa estar bem definida, ou seja, você deve direcionar seus anúncios para as pessoas que vão comprar de seus produtos ou interagir com a sua marca.

Por isso existe a segmentação de anúncios e campanhas, o termo segmentação nada mais é do que dividir o seu público em grupos baseados em características em comum, ou que buscam as mesmas soluções pra resolver seus problemas e necessidades. Por exemplo, se você tem um negócio local, é possível dividir o seu público alvo em cidades e fazer com que seus anúncios apareçam somente para quem mora na cidade onde você atua.

A segmentação irá definir o conteúdo das peças, os canais em que a campanha será veiculada e até mesmo seu custo, especialmente em ações de marketing digital. Se você tem dúvidas sobre a eficiência dessa prática, saiba que apostar em campanhas segmentadas pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, sobretudo no que tange às conversões.

Existem diferentes formas de segmentar o público e nesse artigo vamos falar sobre algumas delas, mas antes é preciso ter claro o conceito de público alvo. Caso você ainda não esteja tão familiarizado com o termo ou não saiba como definir o seu, leia o nosso post  Pare de falar certo com a pessoa errada.

 

qual a importância da segmentação de campanhas?

A segmentação ajuda a direcionar os anúncios de forma mais assertiva nos canais escolhidos pra veicular, ela faz com que seu conteúdo chegue para públicos específicos que têm maior chance de aderência. Além disso, ela auxilia em diversos pontos:

– aumentar o engajamento e a fidelização do cliente;
– turbinar as taxas de conversão;
– otimizar jornadas do cliente;
– aumentar o tráfego dos sites;
– qualificar melhor os leads. 

 

É como se você filtrasse na base de dados aqueles clientes que combinam mais com os propósitos e valores da sua empresa e os que não combinam tanto assim.

Além disso, você consegue dividir seus clientes em categorias principais, criando uma comunicação personalizada para cada grupo.

Quanto mais precisa a segmentação, mais claro é o target que o marketing precisa atingir.

 

descubra como melhorar a segmentação dos seus anúncios

Para fazer uma boa segmentação é preciso estar atento a alguns fatores, por isso preparamos algumas dicas de como fazer com que sua segmentação seja mais precisa.

 

defina o perfil de cliente ideal

Nada melhor para começar o processo de segmentação das suas campanhas do que conhecer a sua clientela. 

Por meio do ICP, ideal customer profile ou perfil de cliente ideal, você descobrirá as características padrão dos seus clientes de melhor desempenho – os que se conectam com o seu propósito, sua solução e a sua marca. 

Assim, será mais fácil criar estratégias de marketing e vendas, uma vez que elas serão direcionadas para consumidores que atenderão a um padrão já conhecido.

Mesmo que essa seja uma segmentação ainda bastante abrangente, já é mais nichada do que a tática de criar uma campanha aleatória para todo e qualquer indivíduo.

 

faça uma análise estratégica

Para uma boa segmentação é importante ter um ponto crucial muito bem alinhado, o objetivo da campanha. A partir disso será possível fazer uma análise dos dados do público e direcionar a estratégia para alcançar o objetivo da empresa. 

 

reavalie periodicamente as segmentações

O tráfego de campanhas não tem uma fórmula física, é preciso constantemente se adaptar aos hábitos de consumo do seu cliente. Por isso, para que sua segmentação tenha sucesso é importante reavaliar a rota com frequência para entender se o público escolhido está dando resultado ou se é preciso partir para outra estratégia.

 

atente-se ao comportamento do consumidor

Essa é uma das etapas da segmentação de clientes mais profunda, pois requer que você já saiba quem são seus usuários. 

Compreende a noção de navegabilidade em seu site, aplicativo ou sistema mobile, e garante que você entenda seu funil de vendas com mais clareza. 

Alguns indicadores são importantes nesse processo, como é o caso do login diário de um cliente, em detrimento daquele que entra esporadicamente nos seus domínios digitais.

A forma de tratar esses dois modelos de cliente precisa ser diferente e a estratégia, no primeiro caso, é voltada a manter interesse da pessoa, enquanto no segundo precisa acender o interesse do indivíduo. 

Os itens deixados em carrinhos, chamado de “abandono”, também podem ser um ponto importante no quesito comportamento do cliente. Pensar em ações que relembrem a pessoa do que ela esqueceu para trás pode aumentar as vendas. 

Já na fase final, na qual o cliente já realizou uma compra, é necessário incentivá-lo a manter contato com a marca e aproveitar outras experiências.

 

combine suas campanhas com as sazonalidades

Com um banco de dados robusto, uma boa ferramenta para interpretá-lo, além de um ICP completo você será capaz de retirar informações reais sobre os clientes dos dados. Com elas, há ainda a possibilidade de pensar em campanhas sazonais que sejam compatíveis com a sua audiência.

Por exemplo, se o seu nicho reunir mulheres e homens solteiros faz pouco sentido adotar ações relacionadas ao Dia dos Namorados. Se seu público é composto por pessoas com filhos, pode fazer sentido aliar sua comunicação com datas como dia da família, dia das crianças, dia das mães e dia dos pais. 

Outros períodos também guardam, geralmente, relação com aumento de vendas, como é o caso dos eletrônicos perto da Black Friday.

Conseguir reunir todas essas estratégias, brainstorming da equipe de marketing e validação com o time de vendas são passos fundamentais para atingir melhores resultados para todas as suas campanhas.

Por fim, as segmentações por público alvo, permitem uma mensuração de resultados mais precisa. Além disso, é uma tática que auxilia na criação de campanhas bem estruturadas. 

Portanto, é uma maneira eficiente de manter o controle sobre os custos e resultados a fim de obter retornos ainda mais atrativos para o seu negócio.

 

Ainda não começou sua estratégia no americanas advertising? Então aproveite essas informações pra começar a segmentar seu público agora mesmo e utilize nossas soluções de publicidade omnichannel pra falar com o consumidor certo na hora certa.

Gostou deste artigo? Será que o seu negócio está pronto pra se comunicar com o consumidor omnichannel através de soluções de retail media?

Caso precise de uma força, nós podemos te ajudar. Contamos com especialistas em retail media pra alavancar o seu negócio. O americanas advertising possui mais de 20 soluções pra criar planos estratégicos e segmentados nos ambientes online e offline para todos os tipos de negócio.

 

gostou do conteúdo?

Agora que você já conhece todas as vantagens de anunciar com o americanas advertising, é só preencher o formulário e aguardar o contato de um de nossos especialistas.

materiais gratuitos

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo