Marketing

Retail Media é o movimento no qual grandes varejistas criam suas próprias soluções de publicidade no marketplace, com o intuito de buscar diversificar seu modelo de negócio, aumentar sua capilaridade de produtos e gerar valor para as marcas que já vendem produtos em seus sites e aplicativos.

Esta é uma necessidade das marcas que precisam impactar os consumidores com mais eficiência no ambiente digital e também nos pontos de venda de forma integrada e sinérgica, encontrando as audiências certas no momento certo e vinculando o investimento em mídia aos resultados das vendas em todos os ambientes.

Os consumidores têm utilizado cada vez mais o e-commerce pra fazer suas compras e, por isso, o Retail Media se faz necessário e aponta como uma solução de anúncio para o futuro do varejo. Mas isso não significa que as lojas estejam vazias, pelo contrário. A força do físico é latente e nada substitui a experiência desta etapa da jornada de compra. Por isso, a publicidade no ambiente físico, com ações de trade marketing nas lojas, uma estratégia focada em melhorar a exposição de mercadorias nos canais de venda, também merece uma atenção especial no planejamento de mídia.

A tecnologia é fundamental para o marketplace, a partir dela vendedores e clientes se conectam e fazem suas transações. Mas, além disso, também permite que sejam desenvolvidos recursos de publicidade, que chamamos de adtech, de acordo com a necessidade dos parceiros. Para contribuir com os vendedores no processo da jornada de compra, de forma a conhecerem melhor seus clientes e seu comportamento e, assim, ganharem notoriedade no mercado através de uma publicidade adequada às necessidades dos clientes. E do outro lado, essa inteligência das adtechs, permite que os consumidores tenham mais informações sobre a marca e produtos que estão consumindo.

Estes recursos permitem que anunciantes se destaquem nos ambientes digitais, em vitrines patrocinadas, mecanismos de busca e entre outros formatos. Mas o adtech e retail media não se limita ao online, pois formatos como o Painel Digital, é um formato que utiliza de mídia dinâmica em ambientes offline e oferece mais uma opção das marcas se conectarem com seus consumidores de maneira única, com modernidade e tecnologia.

 

a publicidade no varejo: pra que limitar?

Sim, por que limitar suas possibilidades se a jornada de compra do seu consumidor é omnichannel?

Com as tecnologias disponíveis no mercado e o novo comportamento de consumo, as empresas precisam ficar atentas às formas como se comunicam com seu público, pois a jornada de compra é multicanal. A barreira entre o digital e a loja física foi quebrada e não existe mais limite na compra de qualquer segmento e categoria.

Isso reflete diretamente nas estratégias de anúncio, com variados formatos nos diferentes canais. Pra extrair o máximo possível deste momento, vendedores de marketplace, indústrias e agências precisam somar com parceiros que tenham a expertise e a tecnologia certa pra fortalecer sua comunicação no ecossistema de retail media e ir além nos planos de campanhas omnichannel.

Os anunciantes precisam gerenciar com eficiência todas as campanhas e devem ser capazes de integrar sua comunicação preservando a experiência do consumidor, do planejamento à execução e análise das campanhas de diferentes canais.

As soluções adtech e martech são essenciais para o desenvolvimento de campanhas omnichannel que tenham o consumidor como foco, pois a inteligência de dados first party muda o jogo e entrega aos anunciantes um maior detalhamento no comportamento de compra do público e torna as ações mais assertivas e cada vez mais fora da caixa.

 

adtech e martech: entenda a diferença

O marketing digital tem se tornado cada vez mais analítico e complexo. Com isso, diversas empresas têm desenvolvido aplicações para auxiliar parceiros a anunciar de forma mais eficiente.

Martech é a junção das palavras Marketing e Technology. Portanto, essa palavra é utilizada para se referir a tecnologias, ferramentas ou empresas que solucionam problemas de marketing através de tecnologia.

Adtechs são martechs voltadas especificamente a tecnologias de anúncios. Sendo assim, as adtechs compõem as martechs, com um foco em soluções para publicidade omnichannel.

O foco da adtech é alcançar consumidores por meio de canais pagos usando insights de público-alvo e a tecnologia da publicidade, enquanto a martech foca em alcançar esses públicos-alvo por meio de canais próprios usando insights internos de uma marca, como é o caso do hub de publicidade omnichannel, o americanas advertising.

 

publicidade online e offline: os opostos se atraem

Com essa compreensão de mercado e tecnologias de marketing disponíveis não há como afirmar que um tipo de campanha, virtual ou física, é melhor do que a outra. De fato, quanto mais integrados eles forem, melhor e mais abrangente serão suas campanhas. Também não significa que se você fizer um ou outro estará errado, tudo depende do seu objetivo e das suas personas.

Os consumidores transitam e interagem com os dois mundos com muita naturalidade e ao mesmo tempo. Assim surgem muitas oportunidades pra traçar estratégias complementares para alcançar os clientes online e offline e fazê-los migrar de um ambiente pro outro.

Pra utilizar as soluções de retail media e suas soluções omnichannel com a tecnologia e dados a seu favor, basta planejar cuidadosamente em como usar os canais de forma consistente. Portanto leve em consideração que:

– as campanhas online e offline precisam passar a mesma mensagem;
– o criativo dos anúncios podem conter CTA’s que estimulem a transição de ambientes, como um push notification no celular chamando pra aproveitar uma promoção em uma loja próxima;
– as campanhas precisam apresentar o endereço do seu site atualizado ou QR Codes;
– as ações on e off devem ser coerentes com o público-alvo da empresa.

Dizem que os opostos se atraem, mas com as soluções de publicidade no varejo on e offline, a sua marca é que vai atrair os consumidores certos, com anúncios em toda a jornada de compra. Assim você ganhará um maior reconhecimento de marca e aumentará suas vendas em todos os canais.

Gostou deste artigo? Será que o seu negócio está pronto pra se comunicar com o consumidor omnichannel através de soluções de retail media?

O americanas advertising possui mais de 20 soluções pra criar planos estratégicos nos ambientes online e offline para todos os tipos de negócio. Fale com um de nossos consultores  e conheça os formatos que mais se encaixam na sua realidade, saia do básico.

 

gostou do conteúdo?

materiais gratuitos

Tags

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo