Jornada de consumo

No e-commerce, o branding tem importância fundamental pras lojas que querem ter resultados cada vez melhores. Algumas lojas virtuais são mais conhecidas e queridas que outras, mesmo no caso de produtos semelhantes, e isso é um reflexo direto do posicionamento de marca.

Quem tem experiência com varejo sabe o quanto a definição do posicionamento de uma marca ou de uma empresa é importante pro sucesso do negócio. Em ambiente de venda online, esta questão não seria diferente.

Quando uma empresa assume um posicionamento de sua marca, ela precisa ser fiel e consistente a este propósito, em todos os canais de comunicação da empresa.

Pra facilitar essa definição de posicionamento de marca, entenda que o branding serve pra conectar o seu negócio aos ideais dos seus consumidores.

 

como construir um bom posicionamento de marca?

Primeiro é preciso perceber que os consumidores compram algo além de produtos, eles consomem experiências emocionais e sensoriais. Geralmente o posicionamento de uma marca vem através de uma frase que traduza essas experiências em palavras e que, de fato, represente o que os seus produtos entregam.

Veja medidas que você pode adotar pro seu projeto de posicionamento de marca no e-commerce.

 

comece pela sua estratégia de negócio

Aqui ainda não estamos falando de missão, visão e valores da empresa ou marca. Mas sim sobre qual é o jogo que sua empresa quer ou pode jogar no mercado.

Este é um momento de definir 2 P’s que são pilares no marketing, preço e público.

Qual o preço que você vai aplicar aos seus produtos no mercado? Pra quem o seu produto se destina? Essas são as primeiras perguntas pra serem respondidas no processo.

Assim você terá um caminho pra definir quem são as buyer personas da sua marca. Sem isso, fica impossível definir qual posicionamento você quer ter.

Tenha claro para si mesmo que não conseguirá alcançar todo mundo com seus produtos/serviços – mesmo que você ache isso, o mercado não funciona assim.

Comece do básico: idade, sexo, classe social, região do país, mas logo saia dele e agregue informações comportamentais como hobbies, ocupação, gostos pessoais, comportamento de compra entre outros.

Quanto mais informações você tiver do seu público-alvo, melhor terá definido a fatia de mercado que lhe pertence. Dessa forma, poderá definir a escolha dos produtos, estratégias de marketing, plataformas de divulgação e muito mais.

 

o seu produto resolver as dores do consumidor?

Cada persona possui suas dores que precisam ser atendidas pelas marcas através de seus produtos/serviços durante toda a jornada do consumidor.

A dor é a razão fundamental pela qual seus clientes buscam a sua empresa e, após passar por seu funil de vendas, compram a solução que você vende. E quando pensamos em estratégias de posicionamento de marca, faz parte do processo de definição das buyer personas identificar também seus respectivos pontos de dor.

O comportamento do consumidor é motivado por duas necessidades básicas: resolver estas dores ou proporcionar um prazer. Assim, é preciso ter claro qual a dor ou o prazer que seu produto satisfaz.

 

seja consistente no seu posicionamento

Com os canais de divulgação e comunicação definidos, o posicionamento da sua empresa tem que estar em todos os pontos de contato que o seu consumidor tem com a marca.

A consistência serve pra sustentar a experiência do cliente em relação à marca, e não aos produtos em si, cuide pra todas as interfaces com o cliente proporcionem uma experiência agradável, ótima ou excepcional.

Escolher pontos de venda, plataformas de venda, canais de atendimento ao cliente, investir em treinamento de equipe e de liderança são fundamentais para que todo seu esforço não se perca.

 

reposicionamento de marca

Em casos mais extremos, existem momentos em que as marcas precisam repensar seu posicionamento, redefinir suas personas, campanhas, missão etc.

Aqui mesmo, no americanas advertising, passamos por um rebranding e muita coisa mudou desde então, como você pode se aprofundar neste artigo.

Posicionamento de marca é, portanto, essencial se você quer crescer com seu negócio no e-commerce e, principalmente no marketplace, onde a concorrência fica cada vez mais acirrada.

Mas, independente do seu tamanho no mercado, quanto antes você souber utilizar essa ferramenta a seu favor, maiores serão os resultados e engajamento com seu público. E pra ajudar na sua estratégia de posicionamento de marca, fale com nossos especialistas e entenda como nossas soluções de publicidade omnichannel funcionam melhor pra transmitir sua mensagem em ambientes online e offline pra atingir sua persona no lugar certo.

 

gostou do conteúdo?

Agora que você já conhece todas as vantagens de anunciar com o americanas advertising, é só preencher o formulário e aguardar o contato de um de nossos especialistas.

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo