Datas comerciais

Aqui estamos ansiosos pra bola rolar! Mas enquanto o juiz não apita, nossa preleção conta tudo o que tá rolando no aquecimento da torcida, marcas e grandes varejistas. Mais do que paixão nacional, a competição esportiva fomenta oportunidades de negócio e gera um impacto econômico representativo.

Durante o período pré evento, já é possível ver a movimentação no mercado, seja pelas menções ao evento nas redes sociais, pela procura pelas figurinhas pra completar o álbum e também pelo burburinho em torno da lista final do técnico da seleção brasileira.

De acordo com um levantamento feito pela Stilingue, existe uma suspeita que o interesse em outros assuntos, como eventos musicais no país e as eleições, contribuíram para uma esfriada nas menções sobre o evento futebolístico.

E isso até poderia soar como algo desanimador, mas não pra quem confia no potencial desse momento: alguns anunciantes aproveitam o espaço e vêm ganhando destaque! E é sobre isso que falaremos: sobre como aproveitar as oportunidade e antecipar suas ações pra marcar golaços.

Pra ser competitivo no mercado, é muito importante saber aproveitar as oportunidades, ainda mais quando falamos das vendas sazonais.

Vocês já sabem o que vão fazer pro maior evento do futebol mundial? Pra te ajudar, convocamos mais de 20 soluções de publicidade omnichannel pra somar ao seu time e jogar rumo ao título.

 

oportunidade de mercado e tendências pro mundial de futebol

De acordo com os dados da pesquisa da Nielsen em parceria com a Toluna, 50% dos consumidores/torcedores planejam adquirir produtos como preparação para o mundial do Catar.

As marcas precisam entender o ponto de vista da sua audiência pra adequarem suas estratégias de negócio e antecipar decisões de negócio com o propósito de alavancar vendas durante estes eventos.

Este é um período do ano mágico, no qual o mundo todo vira a suas atenções para as seleções convocadas, quem será campeão e onde os melhores jogadores do mundo entram em campo na mesma competição. Com isso, as empresas aproveitam para criar promoções e aproveitar os ânimos do consumidor-torcedor. Isso vale para todo o comércio, principalmente pra vendas online, e claro, nos marketplaces.

Primeiramente, é importante lembrar que a magia fica em campo! Não há mágica pra trabalhar qualquer tipo de promoção em marketplaces. Como diz um grande ex-treinador brasileiro, “aqui é trabalho”! E, por isso, existem planos estratégicos de comunicação a serem trabalhados pra atingir ótimos resultados.

Mas antes de evoluir nas campanhas, existem algumas táticas que podem ajudar o seu negócio a ter mais posse nesses jogos e fazer grandes jogadas pra chamar a torcida pro seu lado. Confira:

 

identifique as categorias em promoção pra encaixar seus produtos

Uma maneira de aproveitar o período é alinhar os seus produtos, e tabelar preços e descontos com as promoções realizadas pelos marketplaces de acordo com as categorias. Normalmente os varejistas fazem descontos em categorias pré-estabelecidas, veja quais dos seus produtos se encaixam nelas e estejam alinhados à campanha. Com o esquema tático ajustadinho e o time jogando em bloco, o caminho pra você aparecer pros consumidores entre as melhores opções está pavimentado.

 

a torcida brasileira faz a “ola” pra produtos de bens duráveis

Os bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos, dentre eles as televisões, celulares e tablets, são os preferidos dos brasileiros pra esse período, que ainda segue o embalo da Black Friday. Outras categorias muito procuradas são vestuário, notebooks e móveis em geral.

 

edite seus produtos pra temática do evento

Uma opção é trabalhar nos títulos e imagens do produto fazendo um apelo promocional. Os marketplaces podem ser grandes aliados à sua estratégia de vendas. Porém, por se tratar de um ambiente de alta competição, esteja sempre atento aos seus principais produtos, qualidades dos seus anúncios, descrições de qualidade, boas fotos, e claro, o alinhamento de preço com seus concorrentes. Afinal, não há campanhas promocionais que se sustentem se o dever de casa não tenha sido feito.

E lembre-se: mantenha na reserva um estoque capaz de dar conta se for acionado!

 

publicidade omnichannel pra ser o melhor do jogo

Com a intenção do consumo em alta, é preciso captar a atenção do consumidor. Pensando em como a publicidade pode ser usada antes e durante os jogos, aproveite que o público estará envolvido e disposto a participar de ativações em publicidade, entre elas promoções com cupons, descontos por QR code e acesso antecipado a produtos, por exemplo.

Contudo, também se mostra necessário buscar impactar pessoas em diferentes momento da jornada de compras, agir na conexão da mensagem com o contexto do evento e valores do esporte pra não atrapalhar a experiência.

De acordo com a mesma pesquisa da Nielsen, a Americanas S.A. aparece entre as empresas Top of Mind dos consumidores neste período do ano. Apesar do período aquecer a lembrança de marca, este é resultado de um trabalho feito ao longo do ano. Além disso, recomenda-se que as marcas antecipem a definição de estratégias para as datas de compra de final de ano.

 

anúncios em formatos originais também geram confiança

Apesar do crescimento da publicidade online, os consumidores mantêm a confiança em propagandas veiculadas em meios tradicionais. Por exemplo, a publicidade boca a boca é tida como a mais confiável, seguida por patrocínios em eventos esportivos e anúncios em jornais, TV’s e rádios.

Chamar a atenção dos consumidores durante o maior evento do futebol será um desafio para as marcas, pois a publicidade pode atrapalhar a experiência e desconectar a marca com o público.

A proximidade dos jogos acirra as apostas e movimenta expectativas em relação ao seu real impacto para consumo e varejo. Durante todo ano existe a desconfiança com os atrasos, entregas limitadas e não cumprimento de promessas e expectativas, sempre é assim, mas imagina na copa.

Não permita que a sua defesa seja vazada! Cuide do planejamento e evite o gol contra e não vá além do seu preparo físico e financeiro em detrimento de mais vendas, aproveite o tempo que falta pra treinar e se planejar.

Prepare-se e tenha resultados tão incríveis quanto às melhores seleções, converse com um de nossos especialistas e veja como conectar sua marca e produto com o consumidor certo, na hora certa pra se tornar um campeão de vendas.

Vem somar pra todo mundo ver!

 

gostou do conteúdo?

materiais gratuitos

Tags

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo