Jornada de consumo

A possibilidade de conectar pessoas de todos os lugares em qualquer lugar, trouxe diversas mudanças no cotidiano da população, como na forma de consumir, por exemplo. Os sites de compra de formato marketplace, ou e-commerces, tornaram-se uma grande oportunidade pra marcas oferecerem seus produtos e serviços pra grandes audiências.

Estas plataformas de venda atuam como ponto de encontro virtual, conectando consumidores e vendedores, intermediando as transações online. E apesar de todos os avanços tecnológicos, olhar pra todas essas tendências que envolvem o e-commerce sem levar em consideração os fatores humanos que as cercam pode ser um desperdício de energia e recursos.

Pra entender como a tecnologia vai ajudar o varejista a conquistar mais vendas e fidelizar seus clientes, é preciso dar atenção a outra disciplina, antes de tudo: o comportamento do consumidor.

Esses estudos comportamentais analisam como as pessoas fazem suas escolhas e o que as leva a escolher entre as diferentes opções nas prateleiras virtuais. Trata-se de uma visão completa a respeito do que motiva as pessoas a comprarem e usarem determinado item.

Os dados refletirão quem está por trás dessa expansão: os consumidores que gastam cada vez mais por meio dessas plataformas online. Entender quem são, o que querem e o que pretendem comprar no futuro é fundamental para o sucesso do e-commerce de qualquer empresa.

os marketplaces estão cada vez mais pop

O crescimento exponencial dos marketplaces tem dado o que falar. De fato, eles representam hoje mais da metade das vendas globais de e-commerce, o equivalente a (62%).

Em um cenário global, 42% das compras online são feitas por meio de marketplaces on-line. E pros consumidores, não se trata apenas de comprar com mais frequência nos marketplaces, mas preferir estes ambientes aos sites próprios das marcas.

No Brasil, 90% dos consumidores brasileiros preferem sites de e-commerce que possuam marketplaces online. Já globalmente, dois terços dos consumidores (66%) preferem sites de e-commerce com marketplaces.

Estes dados já apontam pra uma tendência do comportamento do consumidor nos marketplaces, que cada vez mais migram para este formato de compra e consentem em fornecer mais dados em troca de melhores experiências.

compreendendo o comportamento do consumidor

Se o objetivo de qualquer empreendimento comercial é agradar o seu público-alvo, primeiro é preciso entender o que move esse público. Quais são suas demandas e necessidades, além dos assuntos que lhe trazem interesse. E os dados citados acima são fator fundamental para este processo.

Eles servem pra que seja possível adotar estratégias comerciais e de comunicação que estejam diretamente ligadas a essa audiência, de forma a satisfazer os seus desejos e resolver os seus problemas, sendo assim recompensado com cada vez mais dados para alimentar essa engrenagem e, claro, com mais vendas e fidelização.

Como se pode ver, o estudo do comportamento de consumo é cheio de detalhes, e são justamente esses detalhes que podem fazer a diferença na jornada do usuário dentro de uma loja virtual.

No quesito volume de dados, poucas empresas têm uma fonte tão rica de informações quanto os e-commerces que oferecem uma plataforma de marketplace, simplesmente por reunirem um grande número de clientes de diferentes tipos e comportamentos.

Em uma empresa como a americanas s.a, com volume de dados de mais de 50 milhões de consumidores, esses dados podem ser comparados com fatos dentro da plataforma, por exemplo, quando o cliente faz a simulação de frete e prazo, abandonando a compra em seguida. Nessa ocasião, há dois pontos: tanto pode ser uma questão de prazo quanto de preço, e a partir daí podem ser feitas análises mais finas. Esse cruzamento de dados ainda pode ser feito através do comportamento dos consumidores nas lojas físicas.

O comportamento de consumo é uma área ampla e multidisciplinar que envolve diferentes times da mesma empresa. Pra coletar informações até a implementação de novas estratégias, ajustar a mensagem ao que o cliente deseja e ouvir feedbacks e compartilhá-los com o restante da empresa.

o comportamento do consumidor omnichannel

Como vimos, os consumidores se tornaram por essência omnichannel, e o mercado acompanha essa tendência, mantendo o modelo tradicional físico com a sua importância, cabe às empresas saber como utilizar esses dois modelos de negócio de forma conjunta.

Estratégias integrando online e offline são importantes pra que um comércio consiga alcançar os melhores resultados possíveis juntos a sua área, sendo preciso observar o processo de decisão de compra do consumidor, pra encontrar as melhores ações para atingi-los em todos os ambientes.

Pois assim como o mercado passa por mudanças e o público consumidor reage a isso, os seus hábitos de consumo também podem passar por modificações em um nível maior do que ao de renovação do mercado.

Passando por questões econômicas, sociais ou até mesmo políticas. Sendo então preciso que os seus negócios estejam sempre atentos a essas mudanças, pra que seja possível atender às novas necessidades do seu público.

O comportamento de consumo no marketplace é um estudo super interessante pra vendedores do marketplace, indústrias e agências de publicidade que trabalham neste modelo de negócio.

E pra alcançar os melhores resultados, o americanas advertising possui soluções que alinham estudos comportamentais e dados de compra pra criar formatos que destaquem marcas e produtos para o público certo e no momento certo durante toda a jornada de compra.

Agora que você já entende melhor o comportamento dos consumidores e quais são seus benefícios, por que não começar a aplicar essa prática para o seu negócio?

 

gostou do conteúdo?

materiais gratuitos

Tags

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo