Insights

Inovação é uma ideia, um método alternativo ou um novo processo que modifica o estado atual. É uma invenção que chega pra mudar padrões.

Quando falamos em inovação de marketing e em planejamento de mídia, logo nos vem à cabeça aplicativos ou robôs com inteligência artificial ou então algo relacionado ao ambiente digital. No entanto, o que muitas pessoas não sabem – ou não percebem – é que a inovação é offline, principalmente no varejo!

A tecnologia faz parte sim da inovação, mas ela tem modificado também as ações na chamada mídia tradicional, trazendo uma nova forma de fazer, comunicar e conectar-se com o público.

Com os bons resultados e a alta demanda por propaganda, é preciso ser mais criativo pra veicular campanhas de sucesso. Os bons resultados não dependem apenas de estar em todas as plataformas, de maneira ampla. Isso não basta para ser certeiro na hora de captar a atenção do seu público.

A abordagem agora é estratégica, e o plano de mídia é a ferramenta que torna essas ações precisas e com um retorno valioso.

 

a importância de ter um planejamento de mídia

O momento digital que vivemos proporciona que surjam cada vez mais plataformas de veiculação de campanha e de comunicação entre empresas e seus públicos.

Por conta dessa variedade de opções, é necessário entender ainda mais a complexidade  de qual desses espaços e ações de marketing devem ser realizadas. O plano de mídia, ou planejamento, é um trabalho estratégico e que tem como finalidade definir quais canais serão usados.

Nessa etapa, é avaliada uma série de fatores que têm impacto direto na decisão. Com essa visão estratégica, o plano de mídia determina as plataformas principais da campanha.

É fundamental lembrar sempre que essas definições estratégicas têm como proposta o sucesso das ações, ou seja, chegar na meta desejada desde o início.

O planejamento de mídia considera fatores como o horário de veiculação das campanhas, o canal que vai captar o público-alvo, qual terá mais impacto em volume, qual terá o melhor custo-benefício, entre outros pontos importantes.

 

plano de mídia feito: chegou a vez de inovar

Enquanto algumas marcas invadem o coração de seus consumidores, outras parecem estar sempre lutando para se comunicar de forma adequada, derrapando no objetivo. A inovação de marketing tem lugar central na divisão entre os dois cenários , sendo usada por todas as organizações que conseguem falar a língua do seu público.

É nesse contexto que investir em um projeto omnichannel aparece como uma ótima alternativa para seu plano de marketing. Somar a sua marca ao hub de publicidade omnichannel da americanas sa, amplia  as suas possibilidades com diferentes formatos nos ambientes online e offline pra reforçar o seu posicionamento de marca, o contato com o seu público e aumentar as suas vendas tanto no marketplace quanto nas lojas físicas.

Pra que se faça uma soma perfeita, as estratégias devem funcionar de acordo com os objetivos dos nossos parceiros. Por isso, cada plano é exclusivo e inovador. As indústrias de diversos segmentos e agências de publicidade ganham flexibilidade com formatos que integram diferentes canais de comunicação, extrapolando o tradicional.

Já falamos nestes outros artigos sobre nossas soluções online e offline pra complementar o planejamento de marketing das empresas com retail media. São formatos desenvolvidos pra todos os tipos de negócio que podem ser utilizados de forma individual ou combinadas, que tornam o planejamento de mídia ainda mais inovador.

Tudo isso de forma leve e fluída, sem a imperatividade da publicidade, muitas vezes agressiva aos olhos do público.

 

por que investir em inovação no planejamento de marketing?

Trabalhar com inovação dentro do marketing não é tão simples, pois nem sempre o que é inovador funciona com o seu consumidor. Mas com o parceiro certo e que atua com base em dados reais, fica fácil perceber a importância de manter sua comunicação precisa e disruptiva pra atingir o público certo e na hora certa, não é mesmo?

Quando bem realizadas, as inovações no planejamento de mídia permitem:

– acompanhar as alterações comportamentais dos seus públicos;
– antecipar-se às tendências do seu setor;
– diferenciar-se da concorrência;
– continuar oferecendo soluções adequadas às necessidades do seu público;
– criar uma imagem forte da sua marca, como antenada, inovadora e vanguardista;
– tornar sua marca referência;
– melhorar o posicionamento e o branding;
– aumentar a captação de clientes e a fidelização;
– explorar novos formatos de comunicação.

A inovação é uma meta perseguida por grande parte das companhias que buscam se destacar frente a concorrência e conquistar um lugar de destaque junto ao consumidor. Para que isso aconteça é necessário diferenciar a criatividade da inovação, dois princípios diferentes comumente confundidos. A primeira é o ponto de partida para a segunda. Um projeto é inovador a partir do momento em que deixa de ser apenas uma ideia e se torna uma tendência de consumo entre os consumidores.

 

Gostou deste artigo? Será que o seu negócio está pronto pra se comunicar com o consumidor omnichannel através de soluções de retail media e de forma inovadora?

O americanas advertising possui mais de 20 soluções pra criar planos estratégicos nos ambientes online e offline para todos os tipos de negócio. Fale com um de nossos consultores e conheça os formatos que mais se encaixam na sua realidade, saia do básico. Venha inovar com a gente!

 

gostou do conteúdo?

Agora que você já conhece todas as vantagens de anunciar com o americanas advertising, é só preencher o formulário e aguardar o contato de um de nossos especialistas.

materiais gratuitos

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo