Datas comerciais

Todo negócio passa por períodos de bons e maus momentos nas vendas ao longo do ano. Normalmente, essa flutuação se deve à relação entre o produto ou serviço oferecido, a etapa do consumidor na jornada de compra e o momento do ano.

Destacando este último ponto, estamos falando de sazonalidade: a forma como o período do ano pode afetar, positivamente, suas vendas. É aí que entra a importância das campanhas de marketing em datas sazonais.

Hoje em dia, vemos estas datas serem aproveitadas em campanhas de marketing com muito mais frequência, principalmente, pelo crescimento das compras online, impulsionada pela pandemia do covid-19.

A maior concorrência gerou a necessidade dos e-commerces se diferenciarem no mercado. Nesse cenário, campanhas de marketing relacionadas às datas sazonais podem impulsionar as vendas, reforçar o branding e estreitar o relacionamento com potenciais clientes.

o que é marketing para datas sazonais?

O marketing de sazonalidade, ou de datas comemorativas, é uma estratégia utilizada pelas empresas para alavancar as vendas em determinados períodos e celebrações do ano.

Quando bem planejadas, as estratégias em datas sazonais podem ser adaptadas em diferentes épocas do ano, como datas comemorativas, aniversários, estações do ano etc.

Na seção a seguir, explicamos como dar um pontapé inicial para elaborar uma boa estratégia. Uma dica: planejamento e antecipação são palavras-chave para extrair bons resultados.

plano de ação para campanhas de marketing em datas sazonais

As sazonalidades fazem o mercado pulsar, geram demanda e impulsionam vendas. Confira algumas etapas de um bom plano de ação em 4 P’s:

planejamento

Tudo começa com um bom planejamento. Fazer uma análise e rever aspectos como infraestrutura, KPI’s, faturamento desejado, sortimento de produtos, logística e estoque vai te dar uma boa base para estruturar o plano.

preparação

Também será preciso absorver e fomentar a demanda. Com o conhecimento dos seus consumidores e uma boa limpeza das bases de dados você poderá fazer testes de criativos das suas campanhas e chegar nas datas sazonais bem estruturado.

presença

A multicanalidade será sua aliada para estar presente em todas as etapas da jornada de compras  do consumidor. Impacte seus clientes com mensagens atrativas, apresentando benefícios dos seus produtos para gerar interesse e gerar demanda.

performance

Mantenha uma frequência de monitoramento dos resultados e análise da evolução das métricas. Assim você poderá fazer uma manutenção dos criativos a fim de estimular o engajamento buscando sempre a melhor performance.

como se destacar em datas sazonais?

Para se destacar nesse cenário, é importante desenvolver estratégias de marketing e vendas compatíveis com cada modelo de negócios, preparar um calendário e criar conteúdos voltados para a data comemorativa.

Além disso, é importante ter boa reposição de estoque, focar no atendimento ao cliente e, caso tenha um espaço físico, investir em decoração. O ideal é planejar com antecedência e entender o que os clientes buscam.

Apresente diferenciais competitivos aos seus consumidores para incentivar a compra online, em e-commerces. Atribua benefícios como frete grátis, entrega rápida e cashback. Distribua ofertas ao longo do período de sazonalidade específico.

Uma jornada omnichannel também é um fator de destaque. Assim você pode oferecer facilidade para o cliente e criar uma experiência unindo o digital com a loja física, gerando confiança e conexão com seu consumidor.

Além de promover vendas em um curto prazo, campanhas sazonais podem ser uma ferramenta de vendas para o longo prazo.

Estabelecer posicionamento de marca, promover um relacionamento com o público e, assim, conquistar e fidelizar clientes pode ser muito mais vantajoso do que vender acima da média em um único dia.

Ter um tom de voz estabelecido é o que garante a conformidade do que é divulgado aos seus clientes com os valores e as atitudes de sua empresa, expressando a personalidade do seu negócio.

dicas para aproveitar as datas sazonais para o seu negócio

Agora que você já sabe como se destacar e montar um plano de ação, confira algumas dicas de como se programar para lidar com o aumento no volume de vendas nessas épocas.

organize suas ações de vendas

Com o mapeamento das datas e um planejamento macro, trace um plano de ação específico para cada uma delas considerando os pontos abaixo.

– produtos para divulgar
– desconto a ser trabalhado
– início da divulgação e canais para veicular
– estrutura para suportar o volume de vendas

Pense em cada detalhe, avalie resultados dos anos anteriores e prepare-se para diferentes cenários. Assim, você antecipa problemas e alinha sua operação para ter sucesso nessas épocas.

entenda o comportamento de consumo do seu cliente

Conhecer o perfil do seu público-alvo é um dos primeiros passos que qualquer empresa precisa dar para acertar em suas campanhas. O desafio das estratégias nas datas sazonais é tentar compreender como o seu cliente compra, levando em consideração que nessas épocas, ele pode adquirir algo para si próprio, mas também para presentear terceiros.

Para acelerar os resultados da sua estratégia em datas sazonais, e em qualquer outra campanha no ano, é necessário investir em anúncios. Assim você tem mais controle sobre o público impactado e pode ser mais assertivo nas ações.

Conheça o americanas advertising e entenda como uma estrutura omnichannel pode gerar mais resultados para a sua empresa e impulsionar as suas estratégias em datas sazonais.

 Já utilizava nas suas estratégias de marketing digital para datas sazonais? Se a resposta for não, comece a usar! 

As datas comemorativas são ótimos gatilhos para vender mais no e-commerce. Mas, a verdade é que ter sucesso online depende de vários fatores, como falamos ao longo do artigo.

 

gostou do conteúdo?

materiais gratuitos

Tags

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo