Insights

Quando pensamos em marketing multicanal, automaticamente fazemos a associação a distribuição de publicidade ou conteúdo em mais de uma mídia. Quando, na verdade, é bem mais complexo do que isso.

Esta estratégia de divulgação tem sido cada vez mais trabalhada, pois permite a exploração de uma série de plataformas, desde um anúncio tradicional em um outdoor em grandes centros, até um email.

Ao perceber se um canal ou outro geram mais resultados ou onde a audiência se faz presente em maior número, torna-se comum canalizar os esforços para estes meios, mas traçar ações simultâneas em mais frentes tem se mostrado muito eficaz.

No entanto, o foco não está necessariamente em atingir todos os canais, pois isso exigiria um alto investimento e tempo de planejamento. O negócio dessa estratégia é entender em quais meios você irá impactar um número maior de leads.

Dessa forma, você pode investir nos canais que poderão trazer resultados positivos para o seu negócio e nos outros pode gerar conteúdo orgânico somente.

o que é marketing multicanal?

O Marketing Multicanal é uma estratégia voltada para a veiculação simultânea de campanhas em diversas plataformas. Isso significa explorar ao máximo as possibilidades, garantindo que as campanhas adaptem-se a diferentes canais, gerando uma percepção única, mas atingindo o público-alvo por diferentes recursos.

O consumidor evolui, assim como o marketing precisa fazer. Atualmente o digital é a realidade, mas algumas práticas tradicionais, ou offline, ainda podem ter grande eficácia e impacto nos consumidores.

Aí entram as estratégias de marketing multicanal, que geralmente permitem que as marcas usem de forma combinada as plataformas online e offline. Por isso vemos no mercado a divulgação de uma campanha sendo veiculada, simultaneamente, em canais como:

  • rádio e TV;
  • impresso (revistas, jornais, banners e outdoors);
  • SMS;
  • redes sociais;
  • e-mails;
  • sites;
  • varejo (publicidade em lojas, marketplace e apps).

qual a diferença entre marketing multicanal, marketing tradicional e omnichannel?

Muitos ainda confundem o significado e as aplicações dos termos marketing multicanal e omnichannel. Apesar de existir um fator de semelhança nestas estratégias, o uso de diversos tipos de canais ao mesmo tempo, elas são coisas completamente diferentes.

marketing multicanal

O marketing multicanal, como visto acima, parte do princípio da presença em diversos meios de divulgação, de forma coesa, para garantir maior alcance a campanhas de reconhecimento de marca e vendas.

Ou seja, ele se limita às áreas de comunicação e marketing de um negócio, tendo como objetivo alcançar o público-alvo, captar sua atenção de diferentes formas e apresentar a ele um determinado produto.

omnichannel

As estratégias omnichannel vão além. A ideia deste conceito é que exista uma integração entre todos os possíveis pontos de contato com o cliente dentro uma empresa — como vendas, atendimento ao cliente e os meios por onde um negócio trabalha suas campanhas de marketing.

como alcançar o sucesso com a estratégia de marketing multicanal e vender mais?

Investir no marketing multicanal irá demandar certo trabalho. Portanto, atente-se às etapas deste processo para garantir que seu plano traga bons resultados.

Uma das bases dessa estratégia é a manutenção de um padrão na divulgação das campanhas. Ela é multicanal, por isso precisa transmitir a mesma ideia em qualquer uma dessas plataformas.

Separamos algumas dicas para estruturar uma estratégia multicanal de sucesso.

defina uma campanha (não mais de uma)

A campanha precisa ser única e invariável, de modo que a ideia principal possa ser transmitida e captada em todo canal em que ela será divulgada. Por isso, se a intenção da empresa é divulgar um novo produto, o ideal é que o mesmo seja o foco dos anúncios, ainda que as peças de divulgação precisem ser alteradas de um canal para o outro.

ajuste a campanha cada canal

A adequação para determinado canal potencializa o engajamento nos mesmos. No youtube, por exemplo, a marca poderia apenas usar um vídeo curto do seu produto com o seu preço ao lado utilizando os 5 segundos antes que alguém pule o comercial.

Já para veicular em um outdoor, também seria necessário causar impacto imediato e direto para gerar atenção, mas com uma imagem seguindo um padrão visual do vídeo do youtube.

defina os objetivos

Agora que você já sabe quais canais vai utilizar, chega a hora de definir quais serão os objetivos de uso de cada um deles.

É importante entender que cada canal tem suas características específicas – enquanto um é muito bom para informar, outro é melhor para interagir, por exemplo. Por isso a importância de conhecer cada canal que irá trabalhar.

O Marketing Multicanal é uma interessante abordagem que pode ser extremamente útil e gerar resultados incríveis. Por ser uma estratégia ampla e agressiva, demanda muitos esforços e investimentos. Então, é sempre importante avaliar isso antes de começar o planejamento.

Agora que você já sabe o que é uma estratégia de marketing multicanal e quais são seus benefícios, por que não começar a aplicar essa estratégia?

Possuímos as ferramentas certas para transformar a sua estratégia e ajudar o seu negócio a gerar mais resultados. Com mais de 20 soluções, é o parceiro ideal pra somar com todos os tipos de negócio.

 

gostou do conteúdo?

materiais gratuitos

Tags

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo