Datas comerciais

O Dia dos Pais é uma das datas mais queridas pelos consumidores, por envolver uma carga emocional. A data promove um movimento muito interessante no mercado e abre muitas possibilidades para quem planeja e investe em soluções para destacar a marca e produtos.

De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em 2022 houve aumento de 9,2% nas vendas em lojas físicas e 33% pelo e-commerce. As vendas na semana do Dia dos Pais, entre os dias 8 e 14 de agosto, tiveram alta de 11,7% na comparação com o mesmo período de 2021.

Na hora do presente pro paizão, existe gosto para tudo. São papais de todos os tipos e perfis. Pra quem vende, existe um universo de possibilidades de produtos e categorias para agradar os pais e, aqui no americanas advertising, existe a melhor forma de se comunicar com quem se interessa pela sua solução. Este é um momento de tornar as suas soluções parte desta data e gerar conexão com os consumidores.

público com todos os tipos de pais

Pra prestigiar os diferentes tipos de pais e encontrar as melhores opções de presentes e lembranças, todo mundo veio nos sites e apps da Americanas conferir e aproveitar as ofertas.

E pra você não perder as oportunidades que surgirem, aproveite estes insights do público que chegou aqui no ano passado para atender todos os seus consumidores.

otimize a experiência de compra

Pra que os consumidores tenham a melhor experiência com a sua marca e produtos, é necessário que você conheça seu perfil e saiba como eles estão comprando. Com estratégias desenhadas através da inteligência de dados de compra e soluções que exponham a sua marca pro consumidor certo e na hora certa, a jornada será muito mais agradável, fácil e intuitiva.

No ano de 2022, por exemplo, 90% dos consumidores que visitaram nossos sites e apps pra comprar os presentes de Dia dos Pais vieram através dos dispositivos móveis e somente 10% através de equipamentos desktop. Isso deve ser levado em conta na hora de elaborar o plano estratégico de anúncios no marketplace.

você conhece o perfil do seu público. Mas e no dia dos pais?

Recebemos consumidores de norte a sul do país, todos em busca de um presente especial pra um paizão. Como esta é uma data muito procurada no marketplace, você, vendedor, deve levar sempre em consideração o perfil do comprador. Suas estratégias de comunicação e campanhas de venda devem estar de acordo com todas as etapas da jornada de compra.

Analisando a sazonalidade do Dia dos Pais de 2022, as regiões Sudeste e Nordeste concentraram 62% dos pedidos. E, em todo o Brasil, a maioria do público foi feminino, com 59% de presença nas vendas.

E pra você entender ainda mais o perfil, fomos mais afundo na análise do fator comportamental, com as conversões dia a dia no período com as buscas, visitas e conversões por categoria.

o dia dos pais de 2022

Cada pai possui características únicas e isso fica evidente no volume de tráfego nas categorias de destaque onde os presentes são buscados. As categorias de uso pessoal costumam sempre se destacar mais nessa data. Mas no ano de 2022 o cenário foi um pouco diferente em nossos site e app. As categorias com mais pedidos foram:

1º mercado
2º móveis
3º suplementos
4º casa e construção
5º beleza e perfumaria

Analisando o comportamento de compra de cada categoria nos ambientes americanas s.a., o grande destaque na semana do dia dos pais de 2022 ficou para Pneus, com mais de 2000% de evolução, e para Smart Home, com 232% a mais do que a semana anterior. Tudo com um tráfego qualificado que é possível atingir unindo estratégias e ações de publicidade com dados de consumo durante o período.

O ranking das categorias mais visitadas no dia dos pais de 2022 foi o seguinte:

1º vestuário esportivo
2º celulares e smartphones
3º informática e acessórios
4º papelaria
beleza e perfumaria

Mas o que os consumidores estão buscando? As categorias mais visitadas nem sempre significam as que mais convertem, esse comportamento pode mudar por conta de diversos fatores. Esta tabela mostra as categorias que tiveram mais buscas.

1º iphone 11
2º celular
3º kit kat
4º air fryer
5º guarda roupa casa

Com todos esses dados, é possível entender a força de mercado do Dia dos Pais! Por isso, aproveite o momento para traçar novas estratégias e vender mais.

Pra aproveitar esses insights e gerar resultados incríveis, basta analisar bem seu estoque, preparar boas ofertas e destacar sua marca e e produtos com uma estratégia assertiva baseada em dados e insights. Converse com um de nossos especialistas e veja como conectar sua marca e produto com o consumidor certo, na hora certa.

Esperamos ter ajudado com este conteúdo. Boas vendas!

 

gostou do conteúdo?

materiais gratuitos

Tags

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo