Datas comerciais

Celebrado todo dia 15 de março, a data representa uma oportunidade única para o seu negócio se aproximar da audiência e potencializar os resultados de venda. Para isso, é preciso entender as tendências da data, como itens mais buscados, e os benefícios que eles trazem para os negócios.

O Dia do Consumidor se tornou uma importante data comercial no calendário dos grandes varejistas e vem ampliando sua relevância para o público brasileiro no calendário de compras.

Neste período específico o consumidor deve se sentir o centro das atenções e os vendedores podem aproveitar esta oportunidade para ir além de melhores ofertas e construir uma reputação positiva aos olhos de quem mais interessa para o negócio.

Apesar do calendário ter inúmeras datas que podem ser aproveitadas pelas empresas para potencializar as suas vendas, de acordo com este estudo do Google, a relevância e o volume de compras no Dia do Consumidor cresce gradativamente a cada ano. Apesar de ainda ser menor em relação às datas como a Black Friday, o Dia das Mães e o Natal.

Saiba neste artigo sobre a origem desse evento e como escolher as melhores estratégias do nosso hub de publicidade omnichannel para aproveitar o momento, promover melhores experiências, construir melhores relações e, claro, faturar.

 

como surgiu o dia do consumidor?


Criado em 1962 pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, o dia dedicado ao consumidor surgiu com o intuito de garantir a proteção dos interesses dos consumidores à época, que atualmente são entendidos pelos seguintes direitos:

– Direito à vida, saúde e segurança, que assegura que produtos e serviços não trazem riscos dessa ordem aos consumidores;
Direito à educação, informação e liberdade de escolha, para que consumidores tenham parâmetros para tomar decisões;
Direito à proteção contra publicidade enganosa e abusiva, para não prejudicar a compreensão do público sobre um produto ou serviço;
Direito à proteção contratual, para ninguém sair em desvantagem ou ser prejudicado por cláusulas abusivas;
Direito à prevenção e reparação de danos, pois o consumidor não pode arcar com prejuízos que sofreu devido aos produtos ou serviços;
Direito à facilitação da defesa de direitos, garantindo aos clientes a chance de sempre ir à Justiça fazer valer seus direitos;
Direito ao serviço público adequado e eficaz, pois esse tipo de serviço deve ser garantido pelos órgãos públicos.

Para reforçar ainda mais a defesa dos direitos dos consumidores, ao longo da compreensão dos mesmos, foram criados também os PROCONs (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), programa que ganhou força no ano de 1976 e atua fortemente até hoje.
A popularização da data no Brasil foi mais tardia e ganhou mais força a partir de 2014, quando foram reforçados os direitos protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor, criado em 1990.

 

a importância do dia do consumidor para empresas


Os vendedores precisam compreender a importância de atender de forma adequada os seus clientes ao longo de todo o ano. A experiência da compra na jornada do consumidor é um dos fatores que mais influenciam suas decisões entre a conversão e o abandono de um carrinho. Quem valoriza essa conexão larga na frente e passa a nadar de braçadas.

Em uma pirâmide de mercado, atualmente o consumidor está no topo. Nesse contexto, o Dia do Consumidor se torna importante para as empresas, pois surge como uma excelente oportunidade para sua marca ratificar o seu compromisso com a experiência, fazendo o consumidor se sentir cada vez mais valorizado.

Para isso, é importante ir além das ofertas, como mencionado acima. É preciso compreender os direitos listados acima e normalizar estas práticas.

 

o dia do consumidor em 2021


A data já é considerada a melhor oportunidade do primeiro semestre, conhecida até como a Black Friday deste período. Fizemos um levantamento deste período em 2021 e temos muitas dicas e insights que podem ser úteis para o seu negócio e para você contemplar no seu planejamento.

Existem muitos momentos do ano que os consumidores já sabem que nossos sites Americanas, Submarino e Shoptime contam com diferentes ofertas e variedade para todos os gostos e bolsos. Mas este é especial. Afinal, é o dia deles!

Comparando o período de 09 a 15 de Março de 2021 com o mesmo período do mês de Fevereiro, o número de visitantes dos sites e apps da companhia aumentou em 95%, um tráfego qualificado graças às estratégias e ações de publicidade durante o período.

O entendimento sobre o comportamento dos consumidores em datas sazonais permite a antecipação das ações. Assim o consumidor se surpreende positivamente quando encontra a solução para os problemas dele através dos seus produtos. As categorias mais visitadas na semana do Dia do Consumidor foram as seguintes:

1 – Celulares & Smartphones
2 – Móveis
3 – Eletrodomésticos
4 – TV e Home Theater
5 – Informática
6 – Beleza e perfumaria
7 – Utilidades domésticas
8 – Eletroportáteis
9 – Cama, mesa e banho
10 – Livros

O cuidado com os consumidores, principalmente na semana deles, gera benefícios duradouros que se transformam em um KPI mais importante que a venda, a fidelização.

Quando se aposta em estratégias com foco em vendas e exposição da marca para essa data, os resultados podem ser excelentes. E as indústrias, agências e parceiros do marketplace que entenderam essa importância e investiram nas nossas soluções de publicidade, largaram na frente com 20% mais impressões e um aumento de 49%  em pedidos e receita no mês de Março quando comparamos com o mesmo período de Fevereiro de 2021.

E a percepção dos consumidores sobre as melhores oportunidades de compra no seu dia no ano ficam mais claras quando ampliamos o estudo e comparamos o mesmo período de Março de 2021 com Março de 2020. Essa aderência do consumidor resultou em:

– 13% mais pedidos.
– 31% mais cliques nos anúncios.
– Um aumento de 165%na receita de quem investiu.
– Aumento de 243% em pedidos gerados através das soluções de publicidade.

Para se beneficiar de números como estes no Dia do Consumidor, reiteramos que você precisa encarar a data como uma celebração aos clientes que fazem ou pretendem fazer negócios com a sua empresa. Além, claro, de buscar as melhores soluções de publicidade para auxiliar no seu negócio

Trate os consumidores além de meros compradores e ofereça benefícios que vão além da redução dos preços. Preze pelo benefício intangível.

Esperamos ter ajudado com este conteúdo. Boas vendas!

gostou do conteúdo?

Agora que você já conhece todas as vantagens de anunciar com o americanas advertising, é só preencher o formulário e aguardar o contato de um de nossos especialistas.

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo