Datas comerciais

O ano de 2023 testemunhou uma Black Friday repleta de entusiasmo, dúvidas e expectativa de sucesso. E não é pra menos, o evento é uma das datas mais importantes pro varejo nacional. Vamos revisitar os impactos e os aprendizados que esta Black Friday deixou pra Americanas, delineando também as expectativas pro próximo ano.

De acordo com a Conversion, o tráfego do e-commerce brasileiro já deu indícios de crescimento no mês de outubro. O resultado, puxado pela chegada do mês da Black Friday, contrapõe a queda do índice em setembro.

No evento, a Americanas, enfrentou um momento desafiador, aumentou a quantidade de ofertas em várias categorias, como bombonière, telefonia, eletroportáteis, alimentos, brinquedos, limpeza, bebês, vestuário e utilidades domésticas.

Os clientes tiveram a opção de comprar ou retirar os produtos na loja física mais próxima, escolher na loja física pra receber em casa ou adquirir pelo site e aplicativo da marca. O foco deste ano foi priorizar a conveniência do consumidor.

destaques da black friday 2023

Apesar das expectativas não terem resultado em números, alguns KPI’s foram bem durante o evento e merecem destaques:

– +1,7 de ticket médio
– +6,1% de cestas de compra
 

A precificação dos produtos puxou o avanço do ticket médio. Mas, antes de o ano acabar, ainda temos o Natal, que é a época em que o varejo tem uma demanda igualmente grande, isso desde o varejo físico até o comércio eletrônico.

o efeito do retail media durante a black friday

Pra um período tão crucial no ano, o retail media tem papel fundamental pra alcançar os resultados desejados. Com ele, marcas e varejistas utilizaram nossas soluções de publicidade pra promover produtos e ofertas durante a Black Friday. Essa estratégia permitiu que as marcas alcançassem um público mais amplo e direcionado, aumentando suas vendas e visibilidade.

A comunicação efetiva pra consumidores que estão mais propensos a comprar, com base em seus interesses e histórico de compras, aumenta as chances de conversão e maximiza o retorno sobre o investimento em publicidade.

Além disso, o retail media durante a Black Friday também pode ajudar as marcas a se destacarem da concorrência. Com tantas ofertas e promoções acontecendo ao mesmo tempo, é essencial que as marcas se destaquem e atraiam a atenção dos consumidores. Ao utilizar estratégias de retail media, as marcas podem criar anúncios personalizados e relevantes, que se destacam em meio ao ruído e capturam a atenção dos consumidores.

Mesmo com toda competitividade, os parceiros que investiram com nossas soluções conquistaram números bem expressivos. Pra dar um gostinho, dá uma olhada nesses dados:

– +85% de impressões; 
– 2x mais cliques;
– 3x mais pedidos.

No marketplace:
– +39% de visitas; 
– +49% de pageviews;
– 4,2x mais unidades vendidas;
– 2,5x mais pedidos.

No físico:

– 2,5x mais pedidos; 
– 3,3x mais unidades vendidas.

Fonte: BI americanas s.a.I Semana BF (20 a 26/11) vs. Período de normalidade (11/09 a 19/11)

No entanto, é importante ressaltar que o sucesso do retail media durante a Black Friday depende de uma estratégia bem planejada e executada. As marcas precisam identificar os canais de publicidade mais eficazes pra alcançar seu público-alvo, criar anúncios atraentes e oferecer ofertas irresistíveis. Além disso, é fundamental acompanhar e analisar os resultados pra ajustar a estratégia, se necessário.

Em resumo, o retail media desempenha um papel crucial durante a Black Friday, ajudando as marcas a aumentarem suas vendas, se destacarem da concorrência e alcançarem um público mais direcionado. Com uma estratégia bem planejada e executada, as marcas podem aproveitar ao máximo esse evento de compras e impulsionar seus resultados.

desempenho por categoria na black friday 2023

Colocando a lupa nos parceiros que somaram com nossas soluções, as categorias que mais se destacaram em conversões foram:

1 – mercado
2 – celular e smartphone
3 – eletroportáteis
4 – móveis
5 – beleza e perfumaria

A Black Friday de 2023 foi desafiadora pro mercado e, pra Americanas não foi diferente, isso serve como uma lição valiosa pras edições futuras. 

Os resultados obtidos são um reflexo do compromisso da empresa em fornecer as melhores ofertas, produtos e experiências pros seus clientes. E nós nos esforçamos pra apresentar as melhores soluções de retail media pros nossos parceiros destacarem seus produtos e marca. 

Enquanto nos preparamos para a Black Friday de 2023, convidamos você a reviver os melhores momentos da última edição e a acompanhar as novidades que estão por vir, visitando nosso youtube com os ensinamentos pra black friday que podem, e devem ser aplicados pra outras sazonalidades. 
 
Lembre-se de ficar atento, pois a próxima Black Friday promete superar todas as expectativas com inovação, eficiência e as ofertas que você só encontra na Americanas e no americanas advertising! 

 

gostou do conteúdo?

materiais gratuitos

Tags

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo