Quem não é visto, não é lembrado. Essa frase pode resumir qualquer grande apresentação de planejamento de marketing e servir como argumento de defesa para pequenos e grandes investimentos em publicidade.
Para a psicanálise, esta frase significa literalmente que alguém perde a atenção quando o outro se ausenta. Muitas vezes, por diversos motivos. E isso também se aplica para o seu negócio, por isso a importância da publicidade e do marketing.
Escolher um veículo de comunicação para anunciar sua marca e seus produtos em meio a um cenário com tantas opções disponíveis pode parecer um pouco assustador, mas se olhar com outra perspectiva, a realidade é que você possui mais ferramentas para segmentar seu público e ser mais assertivo nas ações. Esta é a magia da mídia online, que consegue nichar cada vez mais a audiência e personalizar os criativos.
Mas e os anúncios de alto investimento? Como aproveitar as oportunidades que aparecem e conquistar o espaço para uma audiência massiva?
mídia tradicional x mídia digital
No mercado ainda existem empresas que não conseguem diferenciar a mídia digital e a mídia tradicional. Pois não são apenas os meios utilizados que mudam. Os resultados, as estratégias e os efeitos também costumam ser totalmente distintos.
As mídias tradicionais são simples de explicar, já que temos contato com elas diariamente. A TV, rádios, jornais, revistas, outdoor, entre outros, que são veículos convencionais de comunicação de mão única, onde o público-alvo é exposto às mensagens dos anunciantes de maneira direta.
As mídias online estão relacionadas à internet ou a qualquer dispositivo eletrônico, como computadores, tablets e smartphones por meio de redes sociais, e-mail, blog, posts patrocinados, entre outros, que qualquer tipo negócio pode usar para atingir seu público-alvo de maneira mais assertiva, conectar com prospects e convertê-los em clientes.
Com o avanço da tecnologia e o uso da internet cada vez mais presente na sociedade, é uma verdade que todo negócio não só pode, como deve utilizar o meio digital para conseguir ser notado e conquistar clientes.
No entanto, há quem continue apenas apostando na mídia tradicional. Não existe um jeito certo ou errado de se fazer publicidade, o errado talvez esteja em não fazer.
a força da TV na publicidade: não é modismo, é estratégia
A televisão no nosso país é algo cultural. Sim, ainda é normal que famílias se reúnam em volta da TV para assistir a algum programa. Pode não ser na sua família e no seu círculo de amizade, mas quantas vezes você já se reuniu com mais pessoas para assistir a um jogo de algum esporte, a final de um reality? A premissa é a mesma. Assistir TV em grupos já foi um hábito, que ainda permanece, e isso mostra a força e o potencial desta mídia.
Isso se dá porque o audiovisual tem muito poder ao trabalhar com estímulos que despertam o desejo imediato, associando a imagem e o som a um objeto que já conhecemos ou tivemos contato. Trazendo à tona, desta maneira, a nossa vontade de sentir o desejo novamente.
por que investir em televisão?
Como dito acima, a TV tem muita força e muito potencial a ser explorado. Mas listamos aqui alguns pontos de destaque para você analisar se faz sentido para a sua estratégia:
resultados
Além de ser uma mídia que atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo, mensurar os resultados de um anúncio dentro da televisão ficou mais fácil. Pois a tecnologia contribuiu para que as análises de audiência e hábitos de consumo de televisão também evoluíssem.
Comprovar a efetividade de um anúncio ficou mais acessível atualmente, com o cruzamento de dados de IBOPE com o comportamento de consumo em lojas físicas ou e-commerce, ou até mesmo através de QR Codes, enfim, uma grande salada de dados para serem analisados para medir a assertividade das campanhas.
segmentação
Assim como no digital, por meio da televisão, é possível segmentar seu público. Não com a personificação que a internet permite em alguns casos, mas com certo grau de efetividade. Desta forma, você pode gerar uma mensagem ainda mais assertiva, atingindo especificamente seu público-alvo.
O fato de a TV ter uma programação e cada programa ter seu tipo de público, estes dados vêm de pesquisas feitas pelas próprias emissoras e divulgados em media kit. Sendo assim, antes de anunciar, você sabe bem onde está seu público e qual intervalo de programa será o melhor para seu anúncio.
reality show e a estratégia de patrocínio
Antes mesmo de começar uma nova edição, os programas de entretenimento que têm por objetivo emular a realidade da “vida normal” já são pauta em todas as rodas de conversa e rapidamente se tornam a atração de maior destaque da televisão brasileira,
As marcas podem e devem anunciar nos intervalos das novelas, jornais e programas de auditório. Mas durante estes programas o telespectador está focado no conteúdo enquanto o programa está passando, porém quando entra o intervalo comercial, as pessoas se desconectam e não se atentam ao que está sendo anunciado.
Com os realities o comportamento é diferente, as marcas estão na dinâmica do programa, elas fazem parte da narrativa dos episódios, das provas e da interação com os ambientes e participantes.
Alguns desses programas já utilizam a estratégia de divulgação do elenco participante como um dos formatos de inserção de marca entre outras infinitas possibilidades, que ficam a cargo da criatividade dos anunciantes e fôlego para executá-los.
Se tem um ponto que pode soar negativo é o investimento, que pode chegar na casa de quase 3 dígitos de milhões, e certamente não é acessível a todos. Mas os resultados são proporcionais ao custo de anunciar nestes canais.
Em suma, não existe a única mídia certa para sua campanha, como dito acima. Sua comunicação deve estar onde seus clientes estão. Com certeza, eles não estarão todos em um mesmo lugar. Por isso, a importância de um alinhamento estratégico que busque atingir a maior parcela do seu público. Usando, desta forma, as variadas mídias disponíveis.
Aqui você encontra soluções que integram toda a jornada do consumidor, do conhecimento a conversão, em formatos online e offline, para que agências, indústrias e vendedores do marketplace possam gerar a conexão que precisam para atingir mais resultados de venda.