Marketing

Apesar de ser uma novidade pra muita gente, o retail media, que abordamos neste artigo, já é uma realidade pra quem está nos mercados de varejo ou de publicidade, logo é correto afirmar que esse futuro já chegou. Mesmo que de forma tímida, os números já mostram que o mercado de publicidade no varejo vem alavancando o uso de dados de forma exponencial.

Como as soluções de retail media começaram a despontar no mercado global, em 2024 já podem representar 15% da publicidade digital, de acordo com dados da e-marketer. As estimativas da Kantar indicam 10% desse movimento no Brasil.

O consumidor passou a explorar e incorporar mais ao seu dia a dia soluções digitais, criando uma nova rotina de interação e de frequência no comportamento de consumo. Esta transformação digital mudou completamente o ambiente de negócios e também mudou a maneira de como pensar e idealizar a publicidade e propaganda. Novas possibilidades e oportunidades surgiram no mercado, por isso é importante um novo olhar pra este ambiente, um olhar diferente, atento pra estar presente na jornada do consumidor.

O que costumava ser considerado uma ferramenta pra gerar receita através de “produtos patrocinados” se tornou o que conhecemos como adtech, uma tecnologia da publicidade a qual os anunciantes usam pra alcançar públicos-alvo, veicular e medir campanhas publicitárias digitais que, em parceria com os varejistas, impulsionam a fidelidade do consumidor no marketplace e estreitam o relacionamento com os seus parceiros, abrindo um leque de possibilidades e formatos.

E o impacto do retail media já chegou nas agências de publicidade, que estão percebendo a oportunidade que a análise de dados do comportamento de compras dos clientes do varejo pode oferecer na hora do planejamento estratégico ou criativo pra diversos clientes.

O planejamento estratégico com o uso de dados históricos eleva a relação agência/cliente ao nível de resultado que beneficia a todos envolvidos através do retail media.

 

estratégias inovadoras pra planos criativos

Diante dessa fase da publicidade digital, as plataformas de marketplace passaram a ter em mãos novas possibilidades pra atender as necessidades do mercado e a grande oportunidade de criar soluções e projetos inovadores.

A posição de maior protagonismo destas plataformas trouxe um empoderamento das buscas orgânicas e das soluções de recomendação das mesmas.

Isso se dá graças ao volume de dados que as plataformas conseguem ter de seus consumidores diretos, que proporcionam uma série de novas estratégias e possibilidades que as marcas podem adotar.

Estes dados têm papel fundamental no direcionamento das estratégias de comunicação e segmentação, resultando em uma maior precisão no oferecimento de soluções das demandas geradas pelos consumidores.

A mídia seja ela qual for, em qualquer canal que seja utilizado, tem como objetivo gerar eficiência em vendas e assertividade no público. Isto virou uma ciência de dados, aliada a parcerias e à criatividade latente dos profissionais de marketing.

Pra que se faça uma soma perfeita, as estratégias precisam funcionar de acordo com os objetivos de cada negócio e aqui no americanas advertising, cada plano é exclusivo e inovador e nossas soluções possibilitam que as marcas executem projetos especiais.

Assim as agências de publicidade também ganham flexibilidade com formatos que integram diferentes canais de comunicação e extrapolam o tradicional. É um jogo onde todos ganham: o varejista ganha uma nova fonte de receita; as marcas, mais vendas, ROAS (Return on advertising spend) e acesso a KPI’s de negócios; e o consumidor ganha ao ter publicidade relevante. Como diferencial, as marcas conseguem atingir o público-alvo e mensurar vendas e o público que realmente compra o seu produto

Pra desenvolver anúncios em retail media, nossos especialistas simplificam o processo de compra de mídia e reúnem em um só lugar ações de compra de anúncios e gerenciamento de campanhas com soluções inovadoras.

Gostou deste artigo? Ofereça as soluções de retail media mais inovadoras e saia do básico.

 

gostou do conteúdo?

Agora que você já conhece todas as vantagens de anunciar com o americanas advertising, é só preencher o formulário e aguardar o contato de um de nossos especialistas.

materiais gratuitos

Tags

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo