Insights

Em 2021, a Black Friday registrou um crescimento de 131% no número de fraudes evitadas no e-commerce brasileiro, em comparação com 2020. Ao todo foram 119.318 pedidos potencialmente fraudulentos. Em termos financeiros, foram R$125,8 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual somente no ano passado.

Os dados são do estudo realizado pela ClearSale, empresa referência em inteligência de dados com múltiplas soluções para prevenção a riscos em diferentes mercados, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações, entre outros. O período analisado no comparativo foi o de 25 a 29 de novembro de 2021.

O crescimento dos marketplaces é mais do que notável nos últimos anos, e sabemos que é preciso ter uma excelência operacional acima do comum, pois não é fácil lidar com inventário, logística e atendimento de terceiros. É uma grande responsabilidade revender produtos de terceiros pros seus clientes por meio de sua marca e, claro, a segurança deve vir sempre em primeiro lugar. 

Confira, a seguir, algumas dicas pra evitar a fraude no seu marketplace antes, durante e até mesmo depois da Black Friday!

 

contar com um bom sistema antifraude

As empresas precisam garantir que não são o ponto mais vulnerável dessa cadeia. A atitude mais recomendável é investir em parceiros especializados em soluções antifraude que possam entregar uma visão completa sobre a fraude, com muito conhecimento do comportamento dos fraudadores e com toda a expertise de atuação.

 

preservar bons clientes

Uma tarefa importante no combate a fraudes é preservar quem não é fraudador. Quando se pensa em promover confiança nas transações e, consequentemente, em oferecer a melhor experiência possível, rapidamente se percebe que isso é mais importante do que simplesmente barrar a fraude.

Somente barrar a fraude, aliás, é fácil. Reprovar todos os pedidos com traços minimamente fora de padrões, inevitavelmente, barra bons clientes também, o que pode causar mais prejuízo do que uma fraude.

 

monitorar indicadores de risco

Um dos pontos cruciais pra garantir que está realizando um bom trabalho é acompanhar os indicadores.

No caso do marketplace, por exemplo, taxa de aprovação, tempo de resposta e chargeback precisam estar em equilíbrio. Se um destes indicadores não estiver bom, o trabalho de combate a fraudes está pouco efetivo.

 

verificar dados dos parceiros

Ao realizar a consulta do CNPJ, as vendas ficam mais transparentes, a companhia fica menos exposta às situações fraudulentas e, assim, os seus processos se tornam mais seguros e confiáveis. Dessa forma, com o objetivo de potencializar os resultados e otimizar a tarefas, a consulta de dados básicos sobre o CNPJ no Portal do Empreendedor ou na Receita se torna tarefa indispensável para o sucesso. 

Além disso, produtos como o Business Trust, da ClearSale, que apresenta uma solução de inteligência de dados para construção de relações de confiança entre empresas por meio do combate à fraude e suporte ao compliance, analisando dados referente ao CNPJ, e também o relacionamento entre a Pessoa Física ligado a ele, podem te auxiliar durante a na jornada de um cliente empresarial, trazendo segurança jurídica e mitigando eventuais riscos.

 

oferecer um onboarding rápido e seguro

Também conhecido por integração, o onboarding B2B é uma etapa que se inicia após a compra de um produto ou serviço. Os novos clientes são incorporados na base do negócio, recebendo orientação e suporte de equipes como o Customer Success, ou sucesso do cliente.

Durante essa etapa, a ClearSale te auxilia com o produto Business Trust, que oferece um onboarding digital completo, soluções de inteligência de dados para construção de relações de confiança com insumos do data lake e machine learning avançado na prevenção a fraudes.

 

utilizar os dados a seu favor

Alguns marketplaces não analisam o tamanho da demanda e, por isso, não conversam com os fornecedores. Datas como, por exemplo, a Black Friday podem trazer imprevistos como queda de sistemas.

Utilize os dados dos últimos anos ao seu favor para ter certeza de que fornecedores e time estão preparados para o aumento da demanda e, assim, evitar um apagão durante o período.

 

gostou do conteúdo?

materiais gratuitos

Tags

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo