Jornada de consumo

A publicidade é essencial para o sucesso dos negócios. Uma campanha publicitária pode contar com ações tanto no ambiente offline quanto no online, inclusive integradas, quando todas as ações conversam entre si em relação ao tom de voz, mensagem e identidade visual, por exemplo.

Certamente você já foi impactado em diversos ambientes e canais por anúncios que chamaram a sua atenção para uma marca, um produto específico, assim como por um comercial de TV que te emocionou. Esses são alguns exemplos de peças que fazem parte de campanhas publicitárias.

Mas, muito além de chamadas irreverentes e criativas, essas ações são pensadas pra conectar marcas com os seus clientes durante toda a jornada do consumidor e gerar vendas e engajamento. E esse mercado, ainda em expansão, movimentou mais de 69 bilhões de reais no ano de 2021.

 

os principais tipos de campanhas publicitárias

Em meio a diferentes modelos e tamanhos de negócios, as campanhas publicitárias têm flexibilidade para gerar bons resultados diante de diversas perspectivas. E através da propaganda, é possível destacar produtos, veicular ideias, influenciar pessoas e gerar o desejo de consumo captando a atenção do público.

O público-alvo, o segmento de mercado, o nicho, a concorrência e outros diversos fatores podem influenciar na decisão do formato do anúncio, na localização da divulgação e em quais veículos serão utilizados por uma marca.

Como são inúmeras as possibilidades, elencamos os principais tipos de campanhas que podem ser desenvolvidas.

 

campanha institucional

Com este tipo de campanha publicitária, as empresas têm o objetivo de construir uma imagem positiva da marca na mente das pessoas através da comunicação com seu público. Aqui as campanhas apoiam causas sociais que tenham sinergia com ações institucionais da empresa.

Mas as campanhas institucionais também podem se caracterizar por propagandas em releases onde as empresas comunicam na imprensa, através da área de relações públicas, uma mudança relevante ou quando uma marca patrocina um evento social.

 

campanha promocional

Com foco total em vendas, esse tipo de campanha também é conhecida como campanha de varejo e tem o objetivo de chamar a atenção do consumidor por meio de apelo visual e chamadas textuais de impacto.

Na campanha promocional, o destaque geralmente é o preço, condições ou benefícios, principalmente se um desses atributos for um grande diferencial no mercado, o que tende a auxiliar na conversão de vendas.

Essas campanhas funcionam muito no varejo e em anúncios no marketplace, principalmente se a marca precisa ter rotatividade de estoque, fazer uma oferta sazonal ou reforçar outro diferencial da sua marca.

 

campanha de oportunidade

Neste tipo de campanha, o objetivo é aproveitar algo que esteja em evidência e surfar na onda pra acompanhar a repercussão. Seja um meme do momento, a presença em um evento de grande repercussão, uma notícia ou algo que aconteceu na própria empresa.

Mas pra isso precisa de agilidade e fazer no momento certo pra não perder o timing. Um bom exemplo são as campanhas de de sazonalidade, onde uma data ou período específico atrai boa parte do público, ou até mesmo uma Copa do Mundo, um acontecimento em comum até pra quem não gosta do esporte.

Porém é preciso se cercar de cuidados e fazer tudo com muito planejamento, caso contrário existe uma grande chance de entenderem sua campanha como oportunista e não de oportunidade.

 

campanha de lançamento

Como o próprio nome já diz, a campanha de lançamento tem como objetivo divulgar um novo produto ou serviço que acabou de ser lançado no mercado. Aqui, usa-se muito o gatilho mental da novidade.

Pode ser trabalhada de forma mais informativa ou com uma abordagem emocional, mas sempre mostrando as características do produto e seus diferenciais. Para dar ainda mais foco ao produto, é normal fazer uso de celebridades e influenciadores a fim de transmitir mais credibilidade.

 

campanha de sustentação

As campanhas de sustentação vêm logo em seguida as campanhas de lançamento pra aproveitar o seu alcance e reter o interesse do público na oferta divulgada.

É importante que não haja grandes intervalos entre as campanhas de lançamento e sustentação. Normalmente alteram-se os formatos de mídia e seus criativos, mas a oferta fica rodando pra reforçar o novo produto ou marca e relembrar o consumidor da sua existência.

 

campanhas publicitárias online e offline: entenda as diferenças

Não existe uma fórmula pra saber qual delas é a mais adequada para a sua empresa. Por isso, é necessário conhecê-las e aplicá-las como convém à necessidade da sua marca e também com o público que se deseja atingir.

Criar campanhas publicitárias se tornou uma mistura de arte com ciência. Na contramão do que muitos imaginam, o marketing offline não está obsoleto e não foi substituído pelo marketing digital. O que acontece na realidade, é que os melhores profissionais da área se tornaram especialistas em desenvolver estratégias integradas e atualmente podem, inclusive, contar com um hub de publicidade como o americanas advertising pra ações de retail media.

Mas vamos explicar um pouco sobre cada uma delas.

 

campanha publicitária offline

Por ser uma mídia tradicional, aquele comercial na televisão, o spot na rádio, um anúncio de jornal e o outdoor nas ruas pode parecer cringe para muitos. Pra gerações mais novas, pensar nos veículos de comunicação tradicionais pode parecer estranho.

Mas quais são os pontos positivos de uma campanha offline?

As campanhas offline ainda podem fornecer resultados positivos para quem aposta nelas. Alguns deles são: 

– Impacto mais pessoal com o público
– Maior penetração de mercado
– Campanha offline é para todos

Um desafio das campanhas offline é a dificuldade em mensurar o retorno sobre o investimento, o famoso ROI, pois não existem dados concretos para obter informações numéricas fiéis ao que foi realizado.

Mas com uma boa estratégia integrada, como você verá mais abaixo, a mídia offline ainda é muito importante e, com um planejamento inteligente, é possível colher bons frutos de campanhas nesse formato, porém de formas mais atualizadas.

 

campanha publicitária online

Não, o marketing digital não criou um novo tipo de marketing, ele aproveita a tecnologia de informação e ferramentas de análise de dados pra ser mais preciso e absorve toda a evolução de comunicação, estratégias e hábitos dos consumidores pra entregar uma forma muito mais efetiva de fazer publicidade com formatos variados.

As vantagens de uma campanha publicitária online são muitas, confira:

– Melhor segmentação
– Engajamento
– KPI’s relevantes pra mensuração
– Diversidade de formatos

 

crie campanhas publicitárias integradas

A comunicação integrada é um conjunto de ações e estratégias que são alinhadas, de forma que a mensagem da empresa seja coerente em todas as mídias, com o objetivo de agregar valor e consolidar uma marca diante do seu público-alvo. Quando os canais são integrados, eles unificam a comunicação e fortalecem o relacionamento com os consumidores.

Com a transformação digital e a evolução da tecnologia, as marcas se viram diante de um cenário com muitas possibilidades e meios de comunicação pra gerenciar. O planejamento se tornou mais robusto com os novos formatos.

E pra se comunicar com o consumidor certo, no lugar certo, o conceito de comunicação integrada é ideal, unindo todos os meios, canais e campanhas publicitárias online e offline, fazendo uma campanha de comunicação omnichannel. 

Pra obter o sucesso em uma campanha publicitária multicanal, é preciso entender o comportamento do novo consumidor. Estamos em um processo constante de consumo multitela e as estratégias precisam ser complementares entre si.

Muitos consumidores não abandonaram hábitos de consumo tradicionais. Portanto, os anunciantes têm a oportunidade de conectar suas marcas com um público que consome offline com o consumidor multi device atual. 

Os marketplaces estão crescendo e se tornando cada vez mais populares entre os consumidores. O fato de encontrar várias marcas e produtos em um único lugar atrai as pessoas pela comodidade e praticidade da jornada que se percorre no ambiente online. Tais estratégias omnichannel servem pra conquistar novos adeptos e fidelizar os consumidores.

Antes de criar e executar essas ações, é preciso ter um plano de negócio. Ele é fundamental para estruturar todas as estratégias de marketing e permite que você as planeje com cuidado.

No plano, você tem que pontuar quais são as suas metas, definir o contexto de mercado, ajustar qual é seu público-alvo e como suas ações irão se desenvolver ao longo de determinado período. O plano de negócio guiará todas as suas atividades.

Para os vendedores de marketplace, a retail media funciona muito bem em um planejamento de comunicação integrada e omnichannel. E o parceiro certo pode ajudar na sua estratégia ao fornecer formatos certos e uma inteligência de dados de uma grande base de consumidores das mais diversas categorias.

A concorrência nos marketplaces está cada vez mais acirrada e cada atalho que você puder pegar, pra melhorar a experiência da jornada do consumidor e, claro, seus resultados de venda, vai criar um ecossistema favorável para todos os envolvidos.

Pra saber qual o mlhor tipo de campanha publicitária pra sua estratégia de comunicação, fale com nossos especialistas e entenda como nossas soluções de publicidade omnichannel funcionam melhor pra atingir o consumidor certo pro seu negócio na hora certa da jornada de compra.

 

gostou do conteúdo?

Agora que você já conhece todas as vantagens de anunciar com o americanas advertising, é só preencher o formulário e aguardar o contato de um de nossos especialistas.

assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo